Inteligência Artificial é a chave
A Inteligência Artificial (IA) é uma das inovações utilizadas para otimizar os canteiros das indústrias de construção. Ela analisa dados complexos em segundos, prevendo atrasos em obras, calculando orçamentos e ajudando na escolha de materiais.
Especialista em inovação tecnológica pela Universidade de Havard, Marcos Moreira enfatiza que a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta para aumentar a produtividade e eficiência, e não para intensificar o trabalho.
Ele destaca a importância da IA na Indústria 4.0 para prever demandas e aumentar a produtividade.
O especialista destaca o caso de sucesso da Rejuntamix, onde a implementação de uma IA reduziu significativamente as paradas não programadas na produção e o uso de uma IA interativa, chamada Sophia, no WhatsApp simplificou o acesso a dados e insights, transformando a gestão da empresa.
A tecnologia vem para isso, não para você trabalhar muito, mas para você ser produtivo. E eu sempre falo uma brincadeira, tentando demonstrar essa diferença. Primeiro ponto, eu falo brincando assim: Se eu tenho um saco de cimento e eu quero levar para o décimo andar de um prédio, eu só tenho duas maneiras. Ou eu vou pela escada ou eu vou pelo elevador. Qual é que eu vou trabalhar mais? Pela escada. Qual é que eu vou ser mais produtivo? Pelo elevador", explica Moreira.
De acordo com ele, a tecnologia vem com essa perspectiva de tornar as pessoas e as empresas mais produtivas, executar com eficiência, gerando o resultado da maneira mais ágil possível.
Moreira indica um modelo de quatro pilares para o sucesso operacional: pessoas qualificadas com capacidade de tomar decisões; processos bem definidos, com organização para evitar retrabalho; produtos adequados, ou seja, oferecer o produto/serviço certo, no momento certo, para o público certo; e, por fim, a tecnologia, que gera benefícios e eficiência.
De acordo com ele, a fragilidade de um desses pilares compromete todo o sistema: "Não adianta eu ter nota 10 em três dessas variáveis e uma outra não funcionar. No final das contas, o mais fraco vai gerar também a demonstração que o que a estrutura como um todo vai ficar tão fraco quanto o elo mais fraco dessa corrente", pontua.
Moreira destaca que a IA vai além de um "buscador de dados". De acordo com o especialista, ela "busca, analisa e faz algum tipo de sugestão caso você queira".
Outras tecnologias da Indústria 4.0 em estudo e implementação, aponta Moreira, são: a Internet das Coisas (IoT), que conecta máquinas à internet para monitorar produção, temperatura e prever falhas; e RFID, que são etiquetas que permitem o inventário rápido e sem contato, escaneando centenas de tags por segundo.
Essas tecnologias permitem ter "a empresa na palma da mão", fornecendo dados internos e externos, além de insights para tomar decisões mais efetivas e acompanhar o mercado.
Trecho da reportagem realizada pelo Jornal O Povo
Título: Novas tecnologias revolucionam a Construção Civil
Publicado 01:15 | set. 22, 2025 Tipo Notícia Por Carmen Pompeu
Novas tecnologias revolucionam a Construção Civil